19 novembro 2005
Dia Da Bandeira
Hoje é dia do "Auriverde pendão de minha terra,/ Que a brisa do Brasil beija e balança,/ Estandarte que a luz do sol encerra/ E as promessas divinas da esperança...", o Dia da Bandeira, cantada nestes lindos versos de "Navio Negreiro" de Castro Alves. Bandeira que nos enche de tanto orgulho nos momentos em que tremula altaneira em qualquer estandarte. Não foram poucas vezes que lágrimas nos encheram os olhos ao vê-la subir como um símbolo dessa nossa tão amada Pátria, o nosso Brasil.
É verdade que, assim como nos versos de Castro Alves, muitas vezes enfrentamos momentos difíceis nesse nosso País, dias de poucas glórias, como foram os dias enfatizados nos versos do poeta - dias em que o País aceitava o tráfico de escravos da África -, quando escreveu: "Existe um povo que a bandeira empresta/ P'ra cobrir tanta infâmia e cobardia!...", deixando bem claro que alguns "tomaram a bandeira emprestada" para o cometimento de atos menos nobres.
Mas sempre é assim, um País é a resultante, a soma daquilo que é cada um dos seus cidadãos, não é um bem material, um simples pedaço de chão. O Brasil será tão grande quanto grandes cidadãos todos nós conseguirmos ser.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
mais isso ñ é dia das bandeiras ñ nd a ver morango com chocolate e tb naum tem nd de verso aqui ndinha
Postar um comentário